(21)98710-6341 patcarla@gmail.com

REIKI – Terapia & Cursos / Iniciações

SEJA BEM VINDO(A)!

Reiki - Flores

Reiki – Flores

 

Os atendimentos em clínica com a terapia REIKI vêm sendo realizados desde 2004, de forma integrativa e complementar aos trabalhos terapêuticos do consultório. Minha iniciação em Mestre de REIKI aconteceu em 1998.

Além dos atendimentos clínicos, ministro curso de REIKI I, II e IIIa, sendo os principais iniciados meus próprios clientes na área psicoterapêutica, além de profissionais da área da saúde e educação.

As iniciações acontecem em grupos pequenos, de acordo com calendário anual de cursos (em geral, alternando os cursos mensalmente), divulgado neste site.

Os atendimentos em consultório são individuais e duram cerca de 1 hora, o que inclui também a utilização de florais e fitoterapia, caso sejam necessários. Além disso, também são utilizadas técnicas do REIKI Magnificado ou Cura Quântica, para avaliação dos corpos físico, energético, mental e emocional, alinhamento energético e desbloqueio de chacras.

Abaixo, escrevo um pouco sobre o que é REIKI, seus benefícios e as dúvidas mais comuns para os iniciantes. Em caso de interesse, clique aqui para contato.

 

Reiki

Reiki

 

 

REI significa universal, a essência cósmica que permeia todas as coisas. KI (que possui o mesmo significado de Chi, para os chineses, Prana para os indianos) é a energia vital, que anima todas as coisas vivas e flui em todos os seres vivos – plantas, animais e humanos. Quando a energia KI sai de um corpo, ele deixa de ter vida.

REIKI pode também significar “chuva milagrosa de energia vital”, sendo que o ideograma traz uma idéia de pertinência, de ida e volta, de comunhão entre a energia superior e a terrena, porém que se pertencem mutuamente.

 

REIKI é uma terapia integrativa e complementar, fundamentada na imposição das mãos e no equilíbrio energético que isso proporciona. Através do contato das mãos do terapeuta com os pontos de concentração energética do corpo – chakras e meridianos – energias bloqueadas voltam a fluir, propiciando fortes sensações de relaxamento e alívio de tensões e stress. O toque trabalha a nutrição de uma forma profunda, não somente de nossa estrutura física, mas também de uma integração sensorial.

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais de uma década, como uma forma eficaz de terapia alternativa, o REIKI é indicado a todos que buscam uma maior qualidade de vida. É uma ferramenta simples e que, em geral, chega até a pessoa como suporte de harmonização em momentos de transformação e de fechamento de ciclos – incluindo mudanças de emprego, finalização de parcerias, desintoxicação por questões de dependência química e emocional, entre outros. Por sua natureza extremamente relaxante, as sessões de REIKI, mesmo quando breves, promovem um profundo encontro do paciente consigo mesmo, facilitando o entendimento das causas que geram seus incômodos e aflições. Atua também como uma excelente aliada ao trabalho psicoterapêutico e às questões do inconsciente.

Quais são os benefícios do REIKI?

O REIKI equilibra e trabalha em quatro níveis energéticos:

Físico – Mental – Emocional – Espiritual

 

O sistema REIKI é simples e prático e pode ser utilizado todos os dias, em todos os lugares e seus benefícios incluem harmonização profunda e reposição energética. Basta um toque das mãos do reikiano em seu próprio corpo ou no corpo da pessoa, não exigindo ferramentas especiais para sua aplicação.

Os tratamentos com o REIKI liberam tensões e intensificam habilidades do corpo. Há uma melhora significativa no sistema imunológico, desintoxicando, equilibrando e ampliando a energia corporal. Também ajuda a liberar emoções bloqueadas, promovendo a calma e bem-estar, além de produzir uma expansão de consciência no cliente, elevando sua criatividade, motivação e intuição.

Quem recebe esta energia percebe modificações profundas no organismo, que passa a funcionar com mais vigor, saúde e harmonia. Uma importante característica do tratamento com o REIKI é que o método não desgasta o praticante: o reikiano durante seu atendimento retém cerca de 30% da energia aplicada, resultando em maior disposição e energia depois da sessão não só para quem é atendido (como na maior parte das técnicas alternativas), mas como repositor também para quem atende. Podemos dizer que com este método, quanto mais damos mais recebemos. Quanto maior for o uso da energia REIKI, mais forte se torna o terapeuta e mais benefícios ele traz a si próprio e aos clientes.

Um outro grande benefício do método é que ele pode ser aplicado à distância, através de um processo semelhante à emissão de ondas radiofônicas. Ele pode ser aplicado em animais, utilizado na limpeza de cristais e pedras em geral, harmonização de ambientes, etc.

O método REIKI está ao alcance de crianças, jovens, idosos e pessoas doentes e não apenas de terapeutas e profissionais de saúde. Todos nós somos Reikianos em potencial. A prática de REIKI desperta o poder que habita dentro de cada um de nós, assim como nossa responsabilidade pelas escolhas que fazemos em nossa trajetória de vida.

O REIKI está ligado a alguma prática religiosa ?

Não, o REIKI não está ligado a uma religião ou sistema filosófico. Ele não apresenta restrições e é capaz de adaptar-se a qualquer cultura, raça, credo, idade. Ela faz parte do grupo de técnicas integrativas de saúde, como a acupuntura, o shiatsu, o do-in, o Qi Gong, a terapia floral, etc., sendo hoje integrada ao tratamento complementar em alguns postos de saúde do estado do Rio de Janeiro.

A energia REIKI funciona ao passar pela parte afetada do campo energético do indivíduo, elevando seu nível vibratório dentro e fora do corpo físico. Pensamentos e emoções estão alojados, na forma de nódulos energéticos, formando uma resistência ao fluxo normal da energia vital.

Na prática, como funciona o sistema REIKI ?

Uma primeira possibilidade seria ser iniciado para estar habilitado a trabalhar com a energia em si próprio ou em outras pessoas, animais ou ambientes.  Neste caso, existem três níveis de iniciação: REIKI 1, REIKI 2 e REIKI 3a e 3b. O intervalo para cada iniciação varia de pessoa para pessoa, tendo em mente que a cada iniciação as suas células passam por uma transformação, uma desintoxicação profunda e que muitas vezes precisa de tempo para ser “digerida”. O aprofundamento dã-se de forma gradativa e constante, a cada nova iniciação.

Uma segunda possibilidade seria ser apenas tratado pelo sistema REIKI, com um terapeuta iniciado no sistema. Neste caso, dependendo da formação do terapeuta, as sessões podem ser complementares a uma psicoterapia ou tratamento de medicina em geral. Em geral, os atendimentos são semanais, mas nada impede que cada caso seja considerado individualmente, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

O REIKI substitui o tratamento com a medicina tradicional ?

É sempre importante lembrar que o tratamento com REIKI, assim como a Acupuntura, o Shiatsu, o Do-In e outras técnicas orientais atuam como elemento complementar fundamental, porém não sugerindo interrupção de nenhum tratamento convencional médico que já esteja sendo realizado. Por outro lado, a OMS reconhece que 85% das doenças poderiam ser tratadas sem medicamentos alopáticos, quando há uma escolha consciente por mudanças de hábitos, costumes e atitudes.

Em nossa prática de atendimento clínico observamos, também, que o REIKI alcança, muitas vezes, camadas mais sutis que a abordagem da medicina tradicional, considerando o indivíduo de forma holística e integral.

Em suma, preferimos a abordagem que considera o indivíduo em sua integralidade, entendendo que medicina tradicional e medicina vibracional/alternativa atuam em diferentes campos, unindo forças para melhorarem as condições de vida dos seres humanos e do universo.

Em outros países, o REIKI é reconhecido ?

No continente europeu, a medicina energética (campo onde se inclui o atendimento com o REIKI no exterior) ganha um amplo campo de atuação em hospitais tradicionais como a Clínica Santa Edviges, em Berlim ou o Hospital de Johanniter, em Bramsche, ambos na Alemanha. O atendimento com o método REIKI – Sistema USUI – foi incluído como atividade complementar na área da saúde, com o nome de Medicina Vibracional e Integrativa.

Na Grã-Bretanha não há lei que proíba um médico clínico geral de recomendar ou prescrever a medicina natural aos seus pacientes, incluindo a indicação de um agente de cura REIKI. Até mesmo se ele quiser ministrar um tratamento com REIKI, ele poderá fazê-lo no seu consultório particular. Na França, especialmente na região sul do país, os atendimentos com medicina alternativa são de longa tradição. Há médicos que, no caso de uma doença incurável do ponto de vista da medicina tradicional, davam a seus pacientes o nome de um agente de cura vibracional, como o REIKI. Há também um número crescente de enfermeiros e enfermeiras que integram métodos de cura alternativa em seus trabalhos, muito embora ainda não exista uma lei específica para garantir que estas atividades sejam exercidas no âmbito da saúde pública.

Na Austrália, existe uma liga nacional para praticantes de REIKI de todas as orientações, alcançando um crescente reconhecimento. O REIKI é oferecido como terapia complementar em hospitais, clínicas, instituições para idosos, centros de reabilitação e centros de tratamento de câncer. O State and Federal Government Health Departments, que cuida da segurança da população no âmbito da saúde inclui, também, a medicina complementar e alternativa – Complementary and Alternative Medicine/CAM.

Nos EUA, muito embora não haja uma situação jurídica específica em relação ao REIKI, existe um panorama de 25 clínicas nas quais se trabalha com REIKI, hoje. O atendimento serve exclusivamente como complemento, apoio e facilitação das medidas médicas normais. O REIKI é introduzido, em alguns estados norte-americanos, em centros cirúrgicos depois de cirurgias nos casos de câncer, HIV, medicina de emergência e nos cuidados ao recém nascido.